mercredi 25 juillet 2007

station Vélib'

Paris acaba de ganhar um ótimo presente: o Vélib'. bancado pela prefeitura, o serviço dispõe de 700 estações de bicicleta, a cada 300 metros, espalhadas pela cidade. funciona assim: os 30' iniciais são sempre gratuitos, a gente pega a bicicleta numa estação e a devolve em outra. só a partir da meia hora gasta que o uso começa a ser cobrado, então se o percurso é longo existe a opção de pedir uma carteirinha Vélib' que se carrega com créditos, como se faz com celular. Paris não é mesmo xic*xic além de ser super prática?

Bertrand Dellanoë, o prefeito, disse assim: o Vélib' é um serviço que vai depender muito do humor do parisiense. se ele acorda, o dia está bonito e ele tem vontade de trabalhar de bicicleta, ele vai, senão é só pegar o ônibus ou o metrô. o melhor é que é tudo verdade, a gente vai pra qualquer lugar em Paris sem se preocupar com carro, a vida ganha outro sentido assim! ainda mais pra mim que nunca dirigi...

tudo bem, eu vou falar, o serviço tem um grave defeito: as bicicletas disponíveis no Vélib' não são as italianas da Abici... feitas artesanalmente e com cara de velhinhas, elas reúnem o máximo do conforto e da tecnologia em bicicletas. mas, se fosse assim, o povo ia levar as magrelas pra casa e ia ter barraco todo dia em Paris!

14 commentaires:

Anonyme a dit…

espero que não demore para o brasil perceber que é muito mais vantajoso investir em meios de transporte alternativos, investir nos pedestres, não nos carros. ainda bem que em alguma parte do globo já estão percebendo isso, hehe.

eu que ia me dar mal, não sei andar de bicicleta. e, como o prefeito de paris, nem de carro. nem de patinete, skate e afins. patins só por que tinha na época da escola.

Anonyme a dit…

Oh, meu Deus!!! Estou até emocionada!!!! Qdo li Os mandarins, eu ficava sonhando andar de bicicleta por Paris, assim como descrevia Beauvoir!

Lovely69 a dit…

paris tem coisas absolutamente fantásticas e ter bicicleta de graça é só uma delas, ainda bem!

Anonyme a dit…

um sonho distante para alguns descoordenados, snif.

Lovely69 a dit…

eu tb sou descoordenada, quem sabe numa outra vida :-{

Demonarch a dit…

Olá, minha listinha de livros está pronta. É só checar.

Anonyme a dit…

Tem daquelas pra mais de uma pessoa pedalando? Eu adoro essas!! Eu sempre pedalava com meus irmaos na regiao dos lagos!! Hihi

Marica, seu ervilha nao foi inspirado em ninquem que eu conheca, gracas a deus hahahaa beijo

Anonyme a dit…

Mara, se tiver mais de uma dessas que o Marcus mencionou, reserva pra gente, tá? :)

Unknown a dit…

essa bici pra 2 pessoas é a preferida dos turistas, tem que brigar pra conseguir ; )

Anonyme a dit…

Acho que essa idéia não ia dar certo por aqui. Qualquer que fosse o estado da bicicleta, o povo ia levar pra casa rs.

ronin a dit…

Na Holanda nos anos 70 tentou-se fazer isso, eram chamadas bicicletas brancas. Ao que parece não funcionou justamente porque a uma certa altura essas bicicletas começaram a surgir na Turquia, na Polônia....

Anonyme a dit…

Mara Liz, boa-noite!

o teu blogger confirmou mais uma vez:
“ parece fútil, mas é fundamental “

Parabéns duplos!
Parabéns para o prefeito Bertrand Dellanoë.
Parabéns para você, Mara Liz, nossa impecável repórter e cronista.

une étreinte,
Adam D.K.

Rossana Piva a dit…

Olá Mara

Em São Paulo, quanto tempo iria durar a pobre bici...

Paris é Paris

baci

Rossana

Lovely69 a dit…

pobre são paulo, não sobra mais nada pra ela :-{