dimanche 22 juillet 2007

Roy Lichtenstein: "Évolution"

um dos artistas mais importantes da Pop Art americana ao lado de Andy Warhol, Roy Lichtenstein, está em cartaz em Paris. inaugurada em junho, na chique Place de la Madeleine, a Pinacothèque de Paris apresenta pela primeira vez uma visão tão completa e inédita da sua obra.

a exposição, organizada pela Fundação Roy Lichtenstein (Nova York) e pela Fundação Juan March (Madri), revela com profundidade todas as fases do processo de criação do artista através de croquis, desenhos, colagens e maquetes que preparam o público para a extraordinária seleção de pinturas e esculturas.

são 97 obras, geradas entre 1966-97, ano de sua morte. o plano da exposição permite a descoberta das fontes de inspiração do artista, como os trabalhos inspirados nos retratos cubistas de Picasso (que Lichtenstein reconhece como influência fundamental na sua arte), em personagens populares como Pato Donald e Tintin, às referências de pintura asiática e do seu próprio universo interior.

além disso, a mostra também exibe um filme realizado pelo artista sobre paisagens marinhas (entre 1964-66), outro sob encomenda de Los Angeles County Museum of Art (1970) enfocando arte e tecnologia e um documentário totalmente inédito produzido em seu atelier, em Nova York (1995).

programa imperdível pra quem estiver em Paris até 23/9.

16 commentaires:

Anonyme a dit…

Obrigado Mara!
Você como sempre nos presenteia, aqui, com ótimas resenhas...

em maio de 2005 eu tive a oportunidade de ver no MAM do Rio a exposição - “Vida Animada” de Roy Lichtenstein. Essa pequena mostra que chegou aqui, já nos encantara..., (imagino como poderia ser a coleção completa...).

Mas,
para quem não puder ir a Paris, [por exemplo: EU...(rs...)] e se contentar com a exibição de “A VIRTUAL TOUR”; indico o site da fundação:

http://www.lichtensteinfoundation.org/grrr.htm


une étreinte,
Adam.

P/S: - estamos enchendo nossa burra com medalhas de ouro, prata e bronze, aqui no PAN Rio 2007. Oxalá, as coisas um dia melhorem por aqui...

salut,
Adam

Lovely69 a dit…

foi ótimo vc ter mencionado o site adam!

eu espero que as medalhas levantem a auto-estima que anda frágil. a esperança sempre será o nosso bastião! : ) bisous

Anonyme a dit…

Obrigado pela dica, Mara!

Na minha próxima viagem pra Europa vou tentar dar uma passada rápida por Paris para ver a exposição :)

Beijos!

Anonyme a dit…

Adorei a dica! :)

Lovely69 a dit…

oba, quando vcs vierem me chamem pra um café, tá cheio de starbucks em madeleine, HAHAHAHAHA! (na verdade isso é triste...)

Demonarch a dit…

Gosto mais de Lichtenstein do que Warhol ou Ben Nicholson. Em primeiro lugar, seu figurativismo hiperealista tem algo de subversivo e de estranho. Aponta para muito além dos julgamentos da sociedade de consumo e cultura de massas.

Lovely69 a dit…

sou da mesma opinião, petit demon. ano passado o pompidou expôs algumas obras de warhol e eu continuo com a mesma opinião, ele tem um olhar mais publicitário do que artístico. lichtenstein trabalhava diferente, ele criticava este mundo e, como vc bem disse, ia além disso. o seu método fica claro nesta ótima exposição, ele ruminava as imagens que escolhia fazendo várias abordagens antes de devolvê-las integradas a um novo universo.

Anonyme a dit…

Uma vez, numa Bienal, houve uma grande sala para Warhol, sempre gostei do trabalho dele, mas descobri que as obras são mais impactantes isoladamente. O conjunto me enjoou e fiquei com a a mesma sensação que vc, Mara, tinha uma conotação mais publicitária que artística.

ronin a dit…

Hmmm.... apesar de concordar com tudo isso de Warhol publicitário e tal, confesso que ver as Marilyns ao vivo foi bacana.
Curiosamente acho que os publicitários de verdade assimilaram mais facilmente o "design asséptico" de Lichtenstein, e inclusive decoram sua casas com posters do mesmo.
Eu ando mais "grunge", mais Salle e Polke.

Mara, já te contei que fui o único assistente que o Zé Leonilson teve?

Lovely69 a dit…

e por que vc acha que eu sou sua amiga? chiquééééééééééérrimo!!! ; )

ronin a dit…

Será que é por isso que a Gleice fica me perseguindo?

Lovely69 a dit…

bem pensado chéri! aposto que foi por isso que ela insistiu em ser minha amiga, porque descobriu nossa ligação! corre por aí que ela é uma versão de, como poderíamos dizer, maria-chuteira pra este caso? maria-assistente-do-leonilson? HAHAHAHAHAHA!!!

ronin a dit…

Maria-pincel!!!

Lovely69 a dit…

essa sua veia publicitária está matadora, vc precisa vir pra cannes! :D:D:D:D:D:D

Unknown a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Anonyme a dit…

Amealhei os títulos de stalker e arrivista numa mesma caixa de comentário, mas tudo com pedigree...