lundi 9 juillet 2007

vogue en beauté

vendem a exposição "Vogue en Beauté - 1920-2007" como uma das últimas maravilhas do mundo, mas que nada... o que fica claro é que não escolheram à dedo as 100 peças expostas, o que estava à mão foi; isso porque o acervo da Vogue francesa possui cerca de 25 mil registros fotográficos arquivados! a distribuição do material entre as décadas também não é boa, mais da metade da exposição abrange o período de 1985-2007, fotos que ainda estão presentes na nossa memória, uma pena, porque sempre é bom ser surpreendido!

apesar de tudo, o início de "Vogue en Beauté" mostra ilustrações e/ou fotos lindas de corpos e enquadramentos que não vemos mais, mas nem adianta se animar porque são no máximo 20. Mario Testino é, sem dúvida, o fotógrafo que o curador da exposição quis que fosse representativo, ele deixa muito pra trás Helmut Newton e Guy Bourdin, que têm uma foto ali e outra acolá. a mudança estética de como mostrar a mulher durante as décadas está clara, eu só acho que a exposição poderia ser mais interessante se não houvesse a preocupação de mostrar tantas fotos com o perfume Chanel e se manter demais nas últimas décadas. "Vogue en Beauté" rendeu um livro, mais interessante que a própria mostra, com textos aprofundados de cada época e algumas fotos extras.

enfim, se você aparecer em Paris até 2 de setembro e não tiver o que fazer vá, porque também vai poder apreciar cara a cara os globos Coronelli (celestial e terrestre), no saguão da BNF - Bibliothèque Nationale de France. construídos à pedido de Luis XIV por Vincenzo Coronelli, cartógrafo reputadíssimo e monge franciscano de Veneza, eles mostram as conquistas do Rei Sol. além de ser um trabalho belíssimo, é imperdível ver o Brasil representado apenas por negros nus e selvagens: no centro-oeste eles se auto-flagelam e comem a própria carne em super espetinhos de pernas ou braços. exótico no último!

9 commentaires:

Anonyme a dit…

realmente, essa exposição (pelo que está relatado, aqui!) poderia ser muito melhor... apesar de um arquivo tão grande, seria melhor se tivesse saído em 2020, porém com imagens bem selecionadas e não com as da última década. aliás, na minha singela opinião, anos 80 só servem como modelos de "o que não fazer".

Lovely69 a dit…

vc está duvidando do meu relato? porque se estiver é melhor falar na cara do que ficar usando subterfúgios, tá? :D

Anonyme a dit…

O grande avanço na fotografia de moda se deu na década de 80, não?
Mara, a exposição pode nem ser grande coisa, mas vc escreveu de um jeito tão gostoso, tão estimulante....fiquei cheia de cvontade de ir! :)

Anonyme a dit…

Vc viu que está partcipando de uma corrente blogueiro-literária? Tá lá no Kinocrazy.
Bisous.

Lovely69 a dit…

deve ser por isso que comenteram tantos erros nos anos 80, hehe. eu sou saudosista, prefiro o que foi feito até o final dos anos 70, depois disso, o que eu acho legal é cópia do passado. acho que vc morreria na BNF, iam ter que te tirar à força de lá : )

Anonyme a dit…

não, mara, não é nada disso! olha a discórdia no blog, hahaha! é que eu não posso falar COM CERTEZA uma coisa que não vi, compreenda meu lado... snif.

"pelo que está relatado, aqui" - por que eu meti essa vírgula aí continua sendo um mistério para moi.

Anonyme a dit…

(por favor, notem o melodrama do post acima, HAHAHA!)

Lovely69 a dit…

como minha bola de cristal mostrou que vc está de joelhos, eu aceito sua explicação pra lá de esfarrapada : D
e cuidado com as vírgulas, HAHAHAHA! bisous

Anonyme a dit…

Tadinho do Augustô!!!!! O que não faz uma vírgula em lugar errado! tsc, tsc.