vendredi 20 juillet 2007

perfume a alma

o mundo anda assim, de mau humor!

alguém que tenta quebrar a imutável rotina de Paris, atira pela janela do 5º andar cadeiras, arquivos e sacos de lixo que surtam na calçada da Général Leclerc. as pessoas tentam se proteger debaixo das marquises, os velhos, sempre eles, chacoalham a bengala pro alto e bufam em coro grave. a mendiga do quartier sai da loja de produtos bio e começa um estranho ritual, na minha imaginação ela se perfuma. joga a embalagem sem olhar pra trás e quando a chuva do apartamento termina eu vou correndo bisbilhotar o que ela largou. para a minha surpresa, a mendiga realmente se perfumava e como uma bobo (patricinha) neo-bio, também usa Bach!

na bula de Vivacité(s), eu leio que o misto de essências spicy elimina as tensões psicológicas, faz emergir o lado positivo de uma situação negativa e promove o encontro da harmonia interior. a vida de um SDF (sigla francesa para "sem domicílio fixo"), mesmo que seja por opção de abraçar a liberdade e renunciar aos paradigmas da sociedade, nem sempre deve ser um mar de rosas.

agora eu me questiono se o perfume é bom o suficiente pra abafar o odor de pomba molhada da clocharde, mas, talvez, o seu cheiro seja a sua defesa e o que importa é a alma. ah, ela também adora café de máquina, ser bio tem seus limites!

14 commentaires:

Anonyme a dit…

Quero esse perfume de essência positiva aqui e agora! Está um frio danado e céu cinza! Fico muito negativa nessas situações.

*daria uma lindíssima cena de filme essa coisa da pessoas despejando o entulho e a mendiga se perfumando e a chuva. Coisa de Resnais, que eu vi ontem e lembrei de vc por causa não só de Paris, como tb pela rabugice de velho, isso, inclusive, é dito no filme.
Como a Azéma é chique, como é bom vê-la contracenando com o Arditi...ai, ai...

Lovely69 a dit…

a vida parisiense é sempre digna de filme, mas neste dia não chovia e o sol estava à pino, precisava mudar a fotografia : )

ronin a dit…

Tomara que chova vivacidade em todos os SDFs do mundo... e nos CDFs também. E se respingar nos FDPs tudo bem.

Anonyme a dit…

Ai, caramba, eu levei a chuva ao pé da letra!!! O que acontece comigo hoje??

Lovely69 a dit…

gleice, vc está com a cabeça em st germain, larga disso! :D:D:D:D

HAHAHAHAHAHA! amei ronaldo, muito bom, que assim seja feito!

Anonyme a dit…

hahahahaha! - muito boa!

mas que coisa fina, aqui na capital dos gaúchos o máximo que tu vê é um mendugo usando "charisma", aquele perfume trés chic da avon, sabe? HAHAHA!

imagina o que não é em mônaco, minha gente. moradores de rua carregando suas poucas bagagens em malinhas louis vuitton vintage!

Unknown a dit…

Oh, Augustô, como o sul do Brasil é xic*xic!!! Magina que mendigo paulista usa perfume Avon!

Lovely69 a dit…

o sul é uma riqueza mesmo, mas augustô vamos acordar pra vida! sdf em mônaco é um pouco demais, né? deixa o albertinho saber que vc anda difamando o principado...

Demonarch a dit…

Leiam o capítulo de Huysmans, em 'Au Rebours', sobre o perfume. Daí conversaremos como adultos.

Lovely69 a dit…

petit demon, vc é tão sério que eu quase fico com medo ; )

"Au mortel ennui de la vie provinciale, le médecin peut, par cette supercherie, substituer platoniquement, pour son malade, l'atmosphère des boudoirs de Paris, des filles. Le plus souvent, il suffira, pour consommer la cure, que le sujet ait l'imagination un peu fertile."

além do texto de huysmans ser envolvente, é uma verdadeira aula sobre essências, merci pela dica!

Demonarch a dit…

Wow!

Rossana Piva a dit…

Olá
Cheguei e gostei, parabéns...
Très jolie

baci

Rossana

Anonyme a dit…

Mara Liz,
Quando te leio fico mais feliz...


Este texto me fez lembrar do poema
de Bernardo Guimarães - “ O hino do prazer “

“Et ces voix qui passaient, disaient joyeu-sement:
Bonheur! gaîté! délices!
A nous les coupes d'or, remplies d'un vin charmant,
A d' autres les calices!...”
(V. Hugo)


bonheur,
Adam

Lovely69 a dit…

adam chéri, eu tb fico feliz que vc passe por aqui e ainda "declame" belas citações! bisous