mardi 7 août 2007

Summer of Love

"Summer of Love: Art of the Psychedelic Era" não é em Paris, mas como em breve mudo pra Nova York, já vou ensaiando os novos posts. em cartaz no Whitney Museum of American Art até 16/9, a exposição é imperdível pra quem é apaixonado por este período revolucionário de mudanças comportamentais e inspirador, retratado por todos os tipos de arte.

com foco nos pólos da contracultura (São Francisco, Nova York e Londres), "Summer of Love" propõe um passeio psicodélico por salas de vídeo, música, arquitetura, design, fotografia, posters de shows e capas de discos - do final dos anos 60 ao início dos 70.

as salas com projeção de vídeos para se entrar em transe são ótimas, a formação das mandalas, a iluminação e a música sugestivas levam qualquer um pro nirvana. tem também várias cartelas de LSD originais penduradas na parede, imagens de Timothy Leary em eventos, o povo flower-power enlouquecendo nos shows, fotos antológicas dos Beatles, Frank Zappa, Rolling Stones, Andy Warhol, Grateful Dead, todo mundo que marcou a época paz&amor.

pra mim, o melhor foi aproveitar a obra futurista de Verner Panton, "Phantasy Landscape Visiona II" (foto ao lado). pode entrar 5 pessoas por vez e todo mundo se sente à vontade: deita, senta, rola ou se pendura nas formas femininas, confortáveis e de cores fantásticas. felizmente (pra quem está na sala), a "bedel" não expulsa ninguém, pode ficar o tempo que quiser, só não deixa tirar foto de dentro...

para as crianças o grande acontecimento era a sala Aleph Sanctuary, do artista Abdul Mati Klarwein. elas repetiam a fila várias vezes e não se continham ao ver as mulheres com pênis e tanta gente sem roupa transando. ah se fosse em Paris...

e quando tudo termina e você vai parar no restaurante, a surpresa final: o Porsche Cabriolet de Janes Joplin, psicodelicamente pintado por Dave Richards, estacionado no pátio. deu até pra esquecer da temperatura insuportável que estava fazendo em Manhattan!

16 commentaires:

Anonyme a dit…

Oh, my! Que legal!
Só fiquei um tantinho frustrada pelo fato das cartelas de LSD estarem available só para olhar! Ia ser muito cool, se houvesse uma distribuição maciça do alucinógeno na porta das salas de projeção dos vídeos psicodélicos! :D

Lovely69 a dit…

nós tb ficamos chateados com isso, hehe. tinha cartelas já desfalcadas e outras inteiras, a da alice com o coelho era linda, colorida e tudo! bisous

ronin a dit…

Gleice, eu acho que um ser em transição de Paris pra Nova Iorque não precisa de ácido.
Precisa de uns 30 amuletos pendurados no pescoço, mais 5 quilos de alho pendurados na porta. O que, aliás, daria uma boa obra pra exposição, desde que os alhos fossem devidamente pintados em cores fluosforescentes.

Lovely69 a dit…

HAHAHAHAHA! adorei a sugestão, tem uma receita de suco de alho romeno infalível pra esses casos ; )

Anonyme a dit…

nossa, que coluna mais jet-setter! de paris a new york, só falta o aposentado concorde, hehehe.

acho fantástica a arte dos anos 60, principalmente arquitetura, decoração e design. design e decoração, nem se fala. no filme "laranja mecânica" tem um pocuo disso, não sei se vocês se lembram da casa dos pais do nosso querido protagonista, psicodélica ao último!

na moda também, courrèges e paco rabanne, uns lindos! aliás, tem um condomínio aqui em porto alegre chamado paco rabanne, acredita? até nas grandes tem um "r" dourado, luxo!

e eu acho que algumas cartelas de lsd deveriam ser consideradas arte, são lindas!

Lovely69 a dit…

eu tb adoro a casa do "laranja mecânica", um luxo! vc tá brincando sobre o condomínio paco rabanne!!! que loucura é essa? é de novo rico? só podia ser em porto alegre :D:D:D:D

Anonyme a dit…

hahaha, não é mentira não! não é super novo, tem uns 10 anos. e na época era o supra sumo do luxo, hoje nem tanto. esqueci de dizer que no topo de um dos dois edifícios tem um "r" gigantesco também!

ronin a dit…

Ah, mas São Paulo é provavelmente a campeã a nível de cafonalha condomênica. Aqui temos Jardim da Telúrias, World Trade Center e, se calhar, até Macchu Picchu.

Lovely69 a dit…

augustito chéri, só botaram o R e esqueceram do P? não entendi porque não PR...

ah ronaldo, pra mim condomínio Macchu Picchu seria muito in, o hype do hype :D:D:D:D:D:D

Anonyme a dit…

acho que é para não parecer a UF do paraná. ia ficar meio uó, né? HAHAHA!

tá, são paulo ganhou, eu fico na minha agora, hehe.

Anonyme a dit…

Dos anos 60, eu acho o Rick Griffin fantástico. Ele fez vários posters para shows do Fillmore e surf art psicodélica

http://rickgriffinink.com/

Lovely69 a dit…

claaaaaaaro que rick griffin estava presente com vários posters. eu gosto muito dos ingleses do hapshash and the coloured coat ; )

Anonyme a dit…

Mas essa mulher está cada vez mais chique. From Paris to New York? Uau! O que virá depois? Milano, London...rss
Beijos!

Lovely69 a dit…

sergio chéri vc quase acertou! londres e milão já ficaram pra trás, nós já fomos convidados pra morar lá, mas não conseguimos deixar paris... só nova york pra nos fazer largar um pouco o biscuit, hehe. bisous

Anonyme a dit…

O Ronas foi injusto com a Barra da Tijuca! Ali tem umas coisas cafonérrimas, super competitivas.

Demonarch a dit…

Fantástico! É a cobra engolindo o rabo. O establishment cultural obsequioso em direção a contracultura. Visite, se puder, a Atomic Library.