mercredi 4 juillet 2007

moda-bio

nada é tão fashion em Paris quanto comer e usar produtos bios, éticos, equitativos, naturais, reciclados. a histeria é tanta que, pra vocês terem uma idéia, até a mendiga da minha rua só compra na loja bio. ela entra e todo mundo sai correndo, eu adoro a cena!

a moda também começa a entrar com vontade neste segmento e confecções que só utilizam tecidos 100% bios e que pagam o preço justo aos artesãos envolvidos no trabalho (tudo certificado por selos rigorosíssimos, bien sûr!) começam a surgir.

uma delas é a Article-23, de Fréderic Bailly e Adam Love, estilista e colaborador de Karl Lagerfeld, Marianne Faithfull e Antike Batik. o "ético-chique", como eles definem o estilo da marca, é 100% bio, fabricado na Índia por mulheres que não são exploradas e que trabalham em condições apropriadas. pelo menos é o que os selos garantem.

mas nesta avalanche de tecidos ditos ecológicos, os especialistas bios alertam: o bambu e a soja não podem ser creditados como bios! o bambu, apesar de crescer rapidamente com pouca água e sem pesticida, precisa obrigatoriamente de componentes químicos para transformar a sua massa em fio; a soja pede 50% de petróleo para poder formar a fibra. então você já sabe, se a sua causa for ecológica, fique longe dos falsários-bios!

os selos que um eco-fashion precisa conhecer:

AB - selo europeu que certifica que a matéria-prima obedece os critérios bio;
BioRe, IMO e EKO - 2 selos suiços e um holandês de algodão bio e equitativo que garantem um tingimento sem produtos tóxicos e de fabricação controlada;
Ecocert - certifica a qualidade bio e de equidade do produto;
Label Confiance Textile - da ONG austríaca Oeko-Tex, garante a qualidade ecológica da fabricação da matéria-prima;
Max Havelaar - selo independente que garante o carácter de equidade da matéria-prima.

13 commentaires:

Anonyme a dit…

Achei a idéia bacanérrima! Adorei conhecer os selos.
Eu não sabia nada dessa história de bambu! O alerta foi importante, afinal se se pretende andar up to date na moda eco, é imprescindível não descaracterizar á proposta. :)

Lovely69 a dit…

adorei o seu eufemismo pra "enganação":D
de qualquer forma é importante saber, os selos são super sérios e pra mim o mais importante de tudo é ser equitativo, tem muita gente trabalhando por centavos e as marcas ganhando milhões, muito feio isso :-[

Anonyme a dit…

é que eu sou educadinha! :)

ronin a dit…

Eu gostava dos tênis [dãr] Adidas cânhamo, produzido por pigmeus clandestinos da Vila Madalena. Fumei todos.

ronin a dit…

Os tênis, não os pigmeus.

Anonyme a dit…

Parabéns Mara Liz!
Excelente matéria !!!
Que a “moda-bio” seja unanimemente copiada em nossos carnavais...

Vale lembrar do Musk...

Um dia fiquei sabendo da origem desse fixador...
Soube, que para obter-se o perfume do cervo-almiscarado, mata-se o animal e se extrai completamente a glândula, que é secada ao sol, sobre uma pedra quente ou submergindo-a em azeite quente. É comercializada sob duas formas: a glândula inteira ou o perfume extraído do seu receptáculo
Não restam duvidas de que se trata do melhor fixador para desodorantes e perfumes já encontrado. Portanto, se nossos perfumes e desodorantes possuem um bom fixador, têm que possuir almíscar.

A descoberta do almíscar sintético foi o que evitou a extinção do CERVO-ALMISCARADO.
Portanto, é preciso ter garantia de que se trata de um fixador sintético, embora não seja ao de origem animal...

E eu que usei tanto o desodorante Musk . (que dizer almíscar...).

recevoir l'accolade,
Adam

Anonyme a dit…

musk não é aquele perfume da avon? HAHAHA!

eu sou super a favor dessa onda ecologicamente correta, mas tem muita gente que exagera, né? MEU DEUS!

ser consciente não é ser biodesagradável, né? hehehe.

mas o post está excelente, acho super válido esse tipo de iniciativa e a divulgação, o que é mais importante.

tudo po um mundo melhor, iei! hehe.

(apesar das arriações, estou falando sério, minha gente)

Anonyme a dit…

a stella mccartney que está fazendo uma linha de cosméticos toda ecologica, né?

sem testes em animais e muitas outras coisas que eu não lembro, hehe. acho válido, afinal ela comenta na entrevista que essa gama de produtos "industrializados" super satura a coitada da nossa cútis.

para variar, tenho uma vogue com a bendita matéria e a entrevista. super vale a pena!

Lovely69 a dit…

felizmente a questão dos animais está sendo vista há um bom tempo já, apesar dos resultados não serem como gostaríamos o avanço está acontecendo. o que acho bem interessante nos selos Max Havelaar e Ecocert é a certificação de que as pessoas envolvidas no trabalho foram pagas justamente e tiveram condições adequadas de trabalho. não dá pra pagar centavos pela diária de uma costureira cuja roupa valerá centenas de euros no mercado.

falando nisso, o brasil acabou de fechar um contrato com a europa para exportação de álcool e a anistia internacional está pressionando a união européia para que exija do brasil equidade para os cortadores de cana. sabemos como eles são escravizados, espero que isso promova uma mudança!

no egito as lavouras "empregam" crianças de 4-7 anos pra retirar as larvas das plantas pq elas enxergam bem e não tem dificuldade pra se abaixar... e chega de pobreza!!!

Anonyme a dit…

Eu já vi um desfile de acessórios e roupas feitas com bambu haha bizarro, tinham que proibir isso. e tinha umas coisas bizarras feitas com aqueles anéis de latinha de refrigerante HAHAHA credo
e Mara, se não vendem a passagem em paris não vende mais em lugar nenhum haha bez

Anonyme a dit…

ah, isso é... o pessoal que corta cana aqui no brasil tem uma vida terrível, é uma coisa absurda.

e essas pobres crianças egípcias?

não adianta nada esse sacrifício, a conscientização para elas é nula. "ah... eu sei dessa história de meio ambiente. foi ela que fez eu perder a infância". é, não eras.

realmente, roupa feita de materiais recicláveis, não adianta, é uó! mas eu sou a favor dos tecidos ecológicos.

(mesmo nem ao menos tendo acessoa eles, hahaha!)

Lovely69 a dit…

tem umas roupas confeccionadas com material reciclável que não dá mesmo, muita imaginação pra ficar com estilo-favela, só francês pra gostar :D

Anonyme a dit…

Me recuso terminantemente a usar anés de latinha de refrigerante!!! Que arrumem um final digno para tais latinhas!