dimanche 1 juillet 2007

o desenho da alma francesa

quem gosta de ilustração e quer conhecer Paris pelo traço simples, mas genial e pleno de humor de um apaixonado pela cidade, "Un peu de Paris" é mágico.

prestes à completar 75 anos, Jean-Jacques Sempé deixou sua cidade natal, Bordeaux, aos 19 anos e nunca mais largou Paris, apesar das dificuldades que enfrentou no início da sua carreira. a partir de 1957, os seus desenhos que se tornariam famosos começaram a estampar os principais jornais e revistas da França e também dos Estados Unidos: cartuns para o New York Times e capas emblemáticas para a The New Yorker. da parceria com René Goscinny, um dos pais de Asterix, nasceu o clássico da literatura infantil "Le Petit Nicolas", personagem que guarda semelhanças muito próximas às vividas pelo próprio ilustrador quando criança.

em "Un peu de Paris", Sempé mostra através do seu olhar irônico, 80 cenas ícones da cidade: as manifestações políticas, as japonesas lotadas de sacolas fotografando lojas chiques, gente fazendo tai-chi no Jardin du Luxembourg, gatos saboreando o sol na janela, gays patinando nas margens do Sena, a rotina dos tradicionais cafés, o Les Deux Magots onde Simone de Beauvoir rascunhava "O Segundo Sexo" e dividia suas idéias com Jean-Paul Sartre.

sem esses símbolos poderosos e tão bem interpretados pelo traço filosófico de Sempé, Paris nunca seria Paris!

13 commentaires:

Anonyme a dit…

O livro parece adorável! A própria capa, em delicioso tom pastel, é um convite. Já anotei a dica! :)

Lovely69 a dit…

vc vai amar o livro, além de ser um belo trabalho (como todos de Sempé), tem cenas hilárias de paris! bisous

ronin a dit…

Entre os milhões de futilidades que fazem parte da minha vida, aprender línguas inúteis é uma delas. O holandês "surgiu" por causa da temporada 92-95. Também tem a história de uma entrevista que vi com os Smiths na televisão. A tradução da legenda, não sei porque cargas d'água, vinham numa língua que desconhecia, até descobrir ser catalão. E fui aprender catalão. O livro que a professora indicou era "Le Petit Nicolas". Tá lá na prateleira.

Unknown a dit…

o quê? vc aprendeu catalão com "le petit nicholas"? eu pagava pra ver isso :)

Anonyme a dit…

bom, eu já declarei meu encanto por ilustrações posts abaixo, hehe. e esse parece ser mais um daqueles livros fofos que faz a gente BABAR! - ai, deus... cuidado com o livro, hahaha!

mas que coisa, achei que essa de patinar era típica das bibas californianas!

lendo e aprendendo... agora, dá licença, que eu vou comprar um par de patins, é chic, né?

Unknown a dit…

o povo patina muito em paris e não apenas as bibas! e eu adoro ver a polícia "patinada" parisiense, só acho que eles deveriam mudar o uniforme para algo do tipo do exército de sparta :D

Anonyme a dit…

No RJ se patina bastante. A última vez em que fui para lá, fiquei morrendo de vontade de comprar patins. Aqui em Sampa eu só vejo gente patinando no Carrefour (aquele pessoal que leva e traz o troco para os caixas). Tenho uma amiga, que tem uma comunidade no Orkut, intitulada Sonhava andar de patins no Carrefour. :D

Anonyme a dit…

Esqueci de falar no comment anterior: Mara, vc viu algo sobre o desfile em comemoração aos 60 anos da Dior aí em Paris? Gostou? Eu só vi algumas fotos, achei que as modelos ficaram A CARA do...GALLIANO!!!! :D:D:D

Lovely69 a dit…

sonhar em patinar no carrefour é ótimo, tanto lugar bom e a pessoa escolhe o supermercado!

então, eu não gostei muito do dior não... e aquele modelo picasso? achei um horror! pra mim a melhor foi a carol trentini, o resto eu passo :-[

Anonyme a dit…

a eva green tava LINDJA de gueixa, né minha gente?



arrasô, bunita!

Anonyme a dit…

Não gostei nada desse desfile da Dior. Repito: as modelos estavam a cara do Galiano! Adoro a Trentini, para mim she´s the best, mas nem dela eu gostei nesse desfile. Vejam se estou certa:
http://glamurama.ig.com.br/notas/materias/?/441501-442000/441847/441847_1.html

Lovely69 a dit…

tem razão, de longe ela não parecia estar com a cara do mephisto :D

Anonyme a dit…

É MESMO!!!!!:D :D :D