mercredi 27 juin 2007

vie privée, vie publique

ontem à noite, Brigitte Bardot entregou sentimentos profundos à jornalista Mireille Dumas. sem a aparência desgrenhada que costuma cultivar, ela vestia preto, tinha os olhos cobertos de sombra escura, o sorriso acobreado, os cabelos domados por pequenas flores. foi a primeira vez que Brigitte recebeu alguém da imprensa em Madrague, onde desde 1958 ela tem a sua casa à beira-mar, rodeada de plantas e dos bichos que tanto ama. descalça e com os pés sujos, ela nunca usa chinelos, BB falou sobre a vida de estrela que deixou para trás.

"A celebridade te isola, você está sobre um pedestal, mas está completamente só. O que eu vivi, era ao mesmo tempo fantástico e assustador. A solidão é um sentimento que eu sinto desde que era muito jovem, mas eu a dominei, a aceitei. A ruptura brutal com o cinema me afundou numa grande tristeza, eu não sabia o que fazer daquela nova vida; ao mesmo tempo, se eu tivesse continuado, eu acho que teria terminado como Marilyn."


apesar de ter conquistado o mundo e ser uma mulher riquíssima, Brigitte não conseguiu derrotar a sina de estrela melancólica e atormentada, cuja a vida é, por vezes, um martírio:

"Eu não gosto muito da vida, mas eu detesto a morte. Em certos momentos, isso (ela fala das tentativas de suicídio) me pareceu a única saída para o excesso de desespero em que eu mergulhava. Esse desespero me acompanha desde a infância, ele está em mim. Ainda hoje, há manhãs em que eu acordo e choro... É pra exorcizar este desespero que eu canto, danço, digo bobagens; é por isso, também, que eu me dedicava e brilhava no cinema. além disso, eu precisava me livrar da prisão familiar, daquela educação rígida."

Brigitte abandonou repentinamente a vida de estrela em 1973, a imagem que haviam construído em torno do seu mito era totalmente diferente do que ela achava de si mesma: uma menina simples à procura do amor eterno e do seu príncipe encantado. ela se casou 4 vezes: com o diretor Roger Vadin, o ator Jacques Charrier, o milionário Gunther Sachs e, por último, com o industrial Bernard d'Ormale, com quem está casada desde 1992. Brigitte também foi musa de Serge Gainsbourg, com quem teve um caso enquanto estava casada com Gunther Sachs. a música "Initials BB" foi escrita em sua homenagem.

"Eu sempre fui atrás do amor absoluto, eu procurava a ternura, o carinho, a proteção; liberada de quê? Não fui fui eu que decidi ser um símbolo sexual, eu não concebo a sexualidade sem sentimento, eu acho que estou fora de moda... É verdade que eu jamais fui casada por um tempo longo, mas é tão lindo casar, mesmo que seja por várias vezes! Na verdade eu vivi como eu tive vontade de viver, não me contaminando pela liberação da mulher e seus artifícios que fazem com que hoje as mulheres sejam tão infelizes. Eu não suportaria viver sozinha, eu sou dependente do afeto, da proteção de alguém."


hoje, a mulher de alma solitária e pudica, que um dia foi símbolo da liberação sexual e da emancipação da mulher, quer aceitar a velhice com naturalidade:

"Eu deixei o cinema por vontade própria, eu não queria que me vissem envelhecer. Mas isso é uma evolução natural da vida, é preciso aceitar. Só hoje eu me dou conta da imagem maravilhosa que eu tive, na época eu me achava sem graça... Mesmo assim eu não entendo porque as mulheres fazem lifting!"

a diferença é que "essas" mulheres não são Brigitte Anne-Marie Bardot.


30 commentaires:

joshua a dit…
Ce commentaire a été supprimé par un administrateur du blog.
ronin a dit…

1. Brigitte perdeu uma grande oportunidade ao não terminar como a Marilyn.
2. Eu sou famoso e não sou triste.
3. Quem não teve um caso com Gainsbourg?

Anonyme a dit…

eu não tive, ronas!

Lovely69 a dit…

eu tb achei a entrevista da bb uma choradeira só e quanto ao serge eu não ficaria com ele nem se ele viesse com um barril de diamantes (a não ser que eu pudesse roubá-lo antes, hehe)

Anonyme a dit…

Fiquei chateada por Brigite entrar nessa caretice de nunca fui liberada, estava a procura de um grande amor! Que saco! Ainda bem que a Leila Diniz foi embora cedo, senão era bem provável que ela aparecesse no sofá da Hebe com esse tipo de conversa...
Quero afirmar que, muito embora digam o contrário, eu jamais tive um caso com o Gainsbourg :)

Lovely69 a dit…

esse povo envelhece e quer virar santo, uma chatice sem tamanho! por isso sempre serei fã de sandra bréa, ela sim foi mulher de verdade e ainda morou em botafogo!!!

ronin a dit…

Mas não é possível, ninguém aqui deu pro Serjão? Em que planeta vocês vivem?....
Mas então, é que nem a música, "die young, stay pretty", apesar que a pobre Blondie tá partindo pro mesmo caminho... de senhoura.... No final das contas vamos descobrir que mulher mesmo é a Dercy, que matou a cobra sem mostrar o pau.
É assunto que não tem fim.

Anonyme a dit…

Mara, mas vc concorda que a Sandra morreu cedo? Acho que ela mal passou dos 40. Se tivesse envelhecido legal, talvez fosse hoje uma senhora recatada de...Copacabana. E a Darlene Gloria? Pfff.

Lovely69 a dit…

a dercy nunca foi bonita, então não vale! precisamos desenterrar alguém que tenha sido bonita e que não virou beata. alguém tem notícias sobre liz taylor?

Anonyme a dit…

Morri de do da bb fazendo a maria do bairro.
A minha preferida e a gena rowlands (sentiram que ta rolando um lobby aqui ne hihi)
Mas ces viram as fotos da sophia loren pro calendario pirelli? Nao me parece sofrida. E a vera gimenez ta elegante gravando seriado em buenos aires.
Sugestao pra um post: jean claude brialy. Eu ja peguei esse huhuhu

(Mara, que do. Eu gravo sim mas ce vai ter que me avisar porque eu nao vejo esse :/ eu so vejo "the office" e incrivel mas ja acabou, agora so reprise :/)
Bez

Lovely69 a dit…

pois é chéri, a vida da "maria de saint-tropez" é de chorar na pia, snif, snif. vi sophia no calendário, ela é linda sempre! aiaiaiai, vc e essa gena... eu continuo prefindo a vera gimenez! bisous

ronin a dit…

Bonita que não virou beata: Vera Fischer?

Lovely69 a dit…

como eu pude esquecer da minha vizinha carioca? o prédio dela ficava na esquina do mesmo quarteirão que o meu! encontrava direto com a filha dela, até jantamos algumas vezes. o resto eu não vou poder escrever aqui, desolée...

Anonyme a dit…

E a Catherine Deneuve? Já falou alguma merda parecida?
Ainda fico com la Loren. Os caras que elegeram a Angelina Jolie a mais sexy da história deviam estar sob efeito de crack.A Sofia quando tinha a idade que a Jolie tem hoje, dava de 10 a zero nela. Tanto de boca como de peito, tá?

Anonyme a dit…

Ah, e antes que eu me esqueça. Eu tb jamais daria pro Serje, nem sob ameaça de morte. Intelecutal francês, ou seja, só devia tomar banho no verão... Não dava pra ele nem pro Calheiros. Arrgh.

Lovely69 a dit…

quando sofia foi pra cannes com 20 e poucos anos foi uma loucura!!! lindíssima com aqueles olhos de gato, falando francês-italianado, ainda meio tímida, um arraso!

o serge era sujinho sim e não ponho minha mão no fogo por jane. assim que eles casaram foram morar num apto pintado inteiro de preto, não devia ser só pra serem vistos como casal exótico...

Anonyme a dit…

Marcus, tb adoro a Gena Rowlands!Acho que ela envelheceu super bem.
A coisa tá feia pro Serge aqui no blog! Ele não só não teve um approach com ninguém daqui, como ainda é considerado inviável.
Mara, acho que a Liz Taylor foi excelente lembrança, gostei da Vera Fischer tb.

ronin a dit…

Péralá, eu levantei a bola do Serjão e mantenho a palavra. ou seja, como mulher, eu devo ser burra como todas as que ele comeu. Certo?
Gena Rowlands não dá! Vamos colocar uma ordem aqui, é pra falar de mulheres que envelhecem gostosas, ou anti-beatices de ex-gostosas?
Hoje eu acordei Julianne Moore.

Lovely69 a dit…

agora a graciele e o marcus podem passear no parque com a gena rowlands :) eu não gosto de beatas, pra mim elas trazem mau agouro! julianne moore é linda, mas reparei que ela maquia as sardas quando vai pro oscar, hehe. e vai mandar no seu blog, vai! HAHAHAHAHAHA!!!

Anonyme a dit…

Aaah ela e linda sim, vai. Graciele, temos toda a razao hihi e voce tambem gosta de the office!!! Da versao inglesa ne, graciele? Bizarro fazer uma nova versao pros estados unidos se e o mesmo idioma :s
Eu nao to acompanhando heroes, mara. So vou arrumar um seriado novo pra viciar quando acabar a novela do gilberto braga haha

Anonyme a dit…

meu deus, o que a falta de tempo não faz com esse pobre cidadão estudante-estagiário? fiquei por fora da discussão que mais me interessa nessa vida: musas do cinema!

eu achava a deneuve um estrondo, mas depois que ela ficou velha, meu deus. botox aqui, lifting ali, preenchimento lá. e pumft: uma nova mulher, completamente irreconhecível!

já a loren esta deslumbrante, cada nova esticada ela fica melhor, hahaha! a fanny ardant também é linda... uma que TEM que parar de fazer plástica é a kidman. meu deus, onde ela quer chegar?

o serge era feio. gatão mesmo era o peck. hum... diliça!

Anonyme a dit…

eu comprei o livro "iniciais BB", mas foi só por que na loja estava 100 reais e no sebo, super novo mesmo, 5.

até hoje só vi as fotos, haha!

Anonyme a dit…

Marcus A-do-ro The office, mas prefiro a versão americana. A versão inglesa é corajosa, toca fundo na ferida, mas me deixava muito mal, cheguei a chorar em diversos eps. Vc viu todas as temporadas da versão americana? Heroes é excelente, mas se eu fosse vc investiria em Ugly Betty. Sensacional abordagem cucaracha do mundo da moda.

Anonyme a dit…

Augustô! Td bem? Poxa, eu senti mesmo sua falta aqui nessa discussão sobre musas cinematográficas. Vc já leu aquela biografia que o Vadim escreveu contando sobre os seus casamentos com Bardot, Deneuve e Fonda? Acho que vc, se não leu, vai adorar!:)
Não sei vc, Augustô, mas eu odiei o vestido de oncinha com o qual Deneuve apareceu em Cannes! Ela parecia ter 800 kg!!!!

Anonyme a dit…

é que estamos em semanas finais, com provas, trabalhos, apresentações... aí é brabo, não é minha gente? hehe.

eu não viii! snif, snif. geralmente vestidos de oncinha ficam bem, mas não em distintas senhoras, né? por favor! ela está meio rechonchuda mesmo, talvez nem seja ilusão de óptica, hahaha!

eu nunca ví the office, e heroes é legal, até... o que é o malcolm mcdowell vovô? se ninguém se lembra, ele é o tudo-de-bom-com-sorriso-safado "alex delarge", de laranja mecânica! horrorshow, não é mesmo? hehe.

Lovely69 a dit…

o problema da catherine é justamente esse: ela faz plásticas e mais liftings no rosto, que está ok, mas esquece de fazer lipo e perder peso, ou seja, ela está uma matrona!

augustô, o malcolm estava lindo mesmo no laranja mecânica e vc sabia que ele chorou feito um bezerro ao final das filmagens pq o kubrick não atendia mais os seus telefonemas? até hoje ele não perdoa o diretor pelo descaso...

Anonyme a dit…

Eu nunca assisti um episodio inteiro da versao americana, graciele. Eu gosto mesmo e da versao britanica. Ugly betty e legal mas eu nao to acompanhando tambem :/ mas eu vi muita coisa do betty a feia haha bez

Anonyme a dit…

Verdade, Mara, Deneuve anda parecendo uma matrona. O corpo rechonchudo não combina nadinha com a delicadeza dos traços dela.
Augustô, eu quase surtei qdo vi o Malcolm Mcdowell! Foi uma das melhores coisas dessa temporada de Heroes. :)
Marcus, eu estava cheia de preconceito para com a versão americana, retardei até o último momento para assisti-la, mas me surpreendi muitíssimo. É excepcional. Mara, acho que vc tb se divertiria com Ugly Betty.

Lovely69 a dit…

em londres TODO MUNDO assiste "ugly betty", é uma loucura, mas o povo desconhece a existência de "betty, a feia" acham que é novidade,tsk,tsk...

e dia desses tava repassando "os 12 macacos" e adivinha quem estava numa ponta? o elliot stabler do law&order, ele fazia um detetive de polícia também!

Anonyme a dit…

Menina!!! Preciso rever urgentemente Os 12 macacos!