samedi 16 juin 2007

"l'air de rien"

Jane Birkin nunca foi fã de perfume, gostava mesmo era de carregar potpourri nos bolsos, mas quando foi convidada pela refinadíssima perfumaria britânica Miller Harris para criar a sua própria fragrância, ela quis traduzir os cheiros que marcaram a sua vida em notas sensuais, assim nasceu "L'Air de Rien".

no laboratório de Lyn Harris, Jane fez um exercício de resgatar as suas lembranças olfativas mais caras: o perfume do cabelo do irmão, do cachimbo do pai, de gavetas limpas, de casas antigas, da cera no chão, da vida na França. cheiros que têm a estranheza peculiar de Jane...

confesso que não consegui distinguir essa atmosfera caseira e familiar em L'Air de Rien, talvez fosse mais fácil pensar em paixões daquelas que deixam o corpo bem quente: baunilha, patchuli, musk, flor de laranjeira; um véu imperceptível e sedutor que envolve o corpo com a filosófica essência do seu "nada" existencial. Jane diz que quis "uma fragrância simples para ser usada com simplicidade".

o desenho da embalagem e do frasco são dela: suas fragéis ninfas guardam muitos dos segredos que, talvez, Jane preferiu jamais compartilhar.

("L'Air de Rien" foi lançado no final do ano passado e em Paris só está à venda no Bon Marché)

7 commentaires:

Anonyme a dit…

Oh! Como é bom ler um texto delicioso, de nível impecável. Ontem li umas estranhezas...:D
Eu adoraria que vc dissesse que o perfume tem cheiro de gaveta limpa! Seria maravilhoso.

Anonyme a dit…

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Até mais.

Lovely69 a dit…

graciele vc é muito mau humorada, eu me divirto com "essas" estranhezas, hehe. pra mim o perfume lembra mais do que gavetas vazias, é especial ao ponto de imaginarmos quais memórias jane não quis explicitar... bisous

Anonyme a dit…

jane era pheena mesmo. mas essa idéia de fazer perfume já estava batida, poiret já tinha navegado por esses mares, hahaha!

estou brincando, achei super válido e queria que estivesse a venda no brasil - só para experimetar, é lógico.

Lovely69 a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Lovely69 a dit…

augustô chéri, que bom que vc achou super válido, jane agradece, hehe. de qualquer forma as lembranças olfativas dela foram originais, né? eu nunca pensaria no cheiro do chão! bisous

Anonyme a dit…

bah!

mas, se tu for ver, a gente presta atenção nisso sim. quantas vezes, ao entrar em uma casa, tu já não sentiu cheiro parecido antes? aquela sensação de deja vu toma conta, né? hehe.

minha vida é um deja vu, vivo numa eterna nostalgia, hahaha!