vendredi 8 juin 2007

as babas de Stohrer

a charmosa Patisserie Stohrer, a mais antiga de Paris, também é um monumento histórico. no mesmo endereço desde 1730, sua fachada e decoração peculiares fazem o sucesso do número 51, rue Montorgueil. não é pra menos: o mesmo Paul Baudry que fez as exuberantes pinturas do grand foyeur do Ópera de Paris, também trabalhou nestas paredes em 1860.


Nicolas Stohrer, o fundador, chegou na França em 1725, trazido por Maria Leszczynska, filha do rei Stanislas da Polônia. a princesa, que se tornaria esposa de Luis XV, foi pra Versailles de mala, cuia e pâtissier! Maria tinha crises de depressão só de imaginar que não teria suas deliciosas babas polacas no petit-déjeuner.


Stohrer aprendeu a usar as panelas na cozinha real polonesa. o truque que mudaria a sua vida aconteceu por acaso: um dia, o rei Stanislas chegou de viagem com brioches secos na mala. para reaproveitá-los, Stohrer teve uma idéia tentadora: embebeu os brioches com vinho Málaga, perfumou com açafrão, acrescentou creme de baunilha, salpicou passas e botou na mesa. o rei, que lia "As Mil e Uma Noites", acabou voraz com os brioches customizados e batizou a criação de "Ali-Baba".

e a corte francesa, que não engolia o fato de ter uma rainha vinda da Polônia, não entendia porque mordia a língua toda a vez que as babas eram servidas...

6 commentaires:

Edesio Santana a dit…

Babki! E assim que sao chamadas as Babas aqui na Polonia. Mais gostoso foi ler tuas linhas e constatar que tuas cronicas francesas sempre me trazem mais perto do Brasil. Beijos!

Unknown a dit…

mon petit polaco, eu sabia que vc teria algo interessante pra acrescentar, adorei as babkis, só vou chamar assim! gros bisous

Unknown a dit…

hahahaha...Ri muito do brioches customizados! É verdade...:D
Curti horrores o texto, a foto e o complemento aqui nos commentaires: babki. Que legal passar por esse blog e aprender tanta coisa legal!
Bisous imensos!

Unknown a dit…

merci chérie! pra mim, o fato da mais antiga patisserie de paris ser de um polônes é um tapa de babki na cara dos franceses!

Anonyme a dit…

não sei não... acho que pastelina deve ser melhor, hahaha!

Unknown a dit…

como vc está sendo bairrista!!! não vou aceitar isso, hehe. bisous