vendredi 25 mai 2007

quando Chagall soltou os bichos

se você é do tipo que só coloca livros bonitos na estante, este merece um bom destaque: "Les Fables de la Fontaine" não é novo, a 3ª e última edição é de 2003, mesmo ano em que foi lançado no Brasil.

do francês Jean de la Fontaine, que reescreveu dezenas de fábulas de origem grega e latina no século XVII, o livro tem o charme extra de ter sido ilustrado por Marc Chagall.

o pintor russo se dedicou 5 anos ao projeto, entre 1926 e 1931, e apresentou 100 belíssimos guaches que retratam o universo das 43 fábulas selecionadas. a importância deste trabalho também está no fato que Chagall ensaiava uma nova linha de criação: transcrever plasticamente as imagens que saltavam dos textos.

claro que todos os originais foram vendidos para ávidos colecionadores do mundo todo! infelizmente só uma parte destes guaches estão no livro, que é um verdadeiro encanto! mesmo que você ache chato ler fábulas, vai amar a sensibilidade com que Chagall interpretou o imaginário de cada uma delas. como eu adoro fábulas, pra mim é um livro perfeito!


9 commentaires:

Anonyme a dit…

eu AMO livrinhos pseudo-infantis que tem ilustrações fantásticas, muitas vezes feitas pelo próprio autor.

vide "pequeno príncipe", do saint exupery e aquele livrinho, "selma", da ovelha SELMA, que é uma fofura só!

Lovely69 a dit…

EU NÃO CONHEÇO SELMA!!! vou procurá-la agora mesmo! bisous

Anonyme a dit…

ah, mara, é um livro super simples. mas a ovelha é fofa por demais, só pela ilustração vale a pena... o nome da autora é jutta bauer, se eu não me engano ela é alemã, e até desenho animado da peludinha tem.

obs.: o texto é mais simples e o livro é menor que o do ululante príncipe.

Anonyme a dit…

olha o link aí, minha geeente:

http://www.cosacnaify.com.br/noticias/selma.asp

Lovely69 a dit…

ela é fofa mesmo! aliás, qual ovelhinha não é? merci pelo link chéri, bisous.

Anonyme a dit…

Ai, que post foférrimo!!! E ainda com direito a ótimo commentaire do Augustô (já fui fuçar no link). Esse blog é luxo puro! :)

Anonyme a dit…

pois é, né graciele? a tchurma aqui do blog é super bacana! e eu também já pensei em colocar o blog no meu perfil, hahaha!

Lovely69 a dit…

e selma é selma em todas as línguas, adorei! e eu que nem posso botar o blog no meu perfil? é o final dos tempos mesmo!

Unknown a dit…

Chérie, agora cê tá podendo, vá! ;)
Augustô, bota o link lá no seu perfil tb!