mercredi 16 mai 2007

Cannes 60

hoje começa a 60ª edição do Festival de cinema mais cult do sistema solar, então fui conferir a exposição que está no Bon Marché, a loja de departamentos mais badalada da Rive Gauche. "Travelling sur Cannes" é uma homenagem às seis décadas do evento, clicadas por Emanuele Scorcelletti.

eles fizeram assim: no sub-solo do magasin montaram uma sala de cinema xic*xic e botaram sobre cada cadeira de estofado vermelho, a foto mais emblemática de cada ano. no fundo da sala ficam os envelopes com os ganhadores da Palma de Ouro (o mimo é produzido pela suiça Chopard, que redesenhou a palma em 1998), e no telão uma seleção com trechos históricos da premiação. entre eles, o dueto de Vanessa Paradis e Jeanne Moreau, de 1997.

pena que eu não consegui a foto mais divertida pra postar: Peter Fonda, Jack Nicholson e Dennis Hopper posando com duas starlets. foi tirada em 1969, quando "Easy Rider" foi apresentado em Cannes. tem também o Arnold Schwarzenegger de sunga e fazendo muque na época em que ele despontava como barbie, a Jodie Foster tomando sorvete pros fotógrafos no ano de "Taxi Driver" e Alfred Hitchcock com Tippy Hedren (a mãe da Melanie Griffith) promovendo uma revoada de 200 pássaros. a boa ação promovia, bien sûr, "Os Pássaros". na foto ao lado (1956), Kim Novak e Brigitte Bardot já musas, mas antes de se tornarem as grandes estrelas que seriam.

2 commentaires:

Anonyme a dit…

Fiquei babando na exposição. Me pareceu tão interessante! O pior vc nem sabe, chérie, acredita que aqui em Sampa começou uma exposição (a primeira da América Latina) organizada pelo Museu do Palácio de Versalhes! Olha o nome - pomposo e imperdível - da exposição Imagens do soberano, acervo do Palácio de Versalhes

Lovely69 a dit…

se vc gostar depois vá no museu em si, a sala de espelhos é ultra-trans-super-hiper-xic•xic!!!